domingo, 17 de abril de 2022

AS 100 MAIORES MÚSICAS BRASILEIRAS DO SÉCULO XX (4a PARTE)

  

Segue a quarta parte da lista das 100 maiores músicas brasileiras do século XX:

 

61) SECOS & MOLHADOS – ROSA DE HIROSHIMA

ROSA DE HIROSHIMA foi, ao lado de SANGUE LATINO, o grande hit do primeiro álbum do grupo paulista com Ney Matogrosso como vocalista, uma das obras primas certificadas da discografia nacional. O álbum, que traz mais temas conhecidos (O VIRA, ASSIM ASSADO, O PATRÃO NOSSO DE CADA DIA, FALA), além do reconhecimento da crítica, alcançou um êxito comercial sem precedentes, com mais de um milhão de cópias vendidas. A melodia de autoria do violonista Gerson Conrad sobre um poema de Vinícius de Morais foi a única faixa não creditada ao líder do grupo, João Ricardo. Trata-se de um clamor pacifista contra a barbárie das bombas atômicas lançadas sobre as cidades de Hiroshima e Nagasaki no Japão que teve como saldo de 250 mil pessoas mortas além das inumeráveis consequências advindas da radioatividade (“pensem nas crianças mudas telepáticas, pensem nas meninas cegas inexatas, pensem nas mulheres rotas alteradas, pensem nas feridas como rosas cálidas”). A rosa é também uma metáfora para a imagem em forma de flor da explosão nuclear, a antítese entre a beleza da flor e a repulsa do genocídio. Além de ser regravada por Ney em disco solo, foi também registrada por Arnaldo Antunes, Rita Ribeiro & Jussara Freire, pelos grupos Akundum, Salário Mínimo e Raices de America e pelo músico argentino Pedro Aznar.

 

62) TOQUINHO – AQUARELA

Toquinho, exímio violonista, tornou-se famoso especialmente por suas prestigiosas parcerias. Além de Vinícius de Morais, com quem manteve uma duradoura dupla de sucesso (não apenas no Brasil mas na Itália e na Argentina), tem colaborações com Chico, Benjor, Paulinho da Viola, Belchior, Jane Duboc, Paulinho Nogueira, Guarnieri, Paulo Vanzolini, MPB-4, Paulo Ricardo (RPM) e com o saxofonista japonês Sadao Watanabe. Sobressaiu-se também por projetos voltados a crianças como diversas composições de ARCA DE NOÉ, um dos mais conhecidos discos voltados para o público infantil, e no álbum colaborativo CASA DE BRINQUEDOS (que revelou a canção O CADERNO, interpretada por Chico Buarque). Mas com AQUARELA, o artista paulistano atingiu o pico. Quando estava na Itália, Toquinho apresentou um esboço da música (parceria com Vinícius) a dois compositores italianos Maurizio Fabrizio (Mushi) e Guido Morra, que, em conjunto, criaram a canção ACQUARELLO. Lançada no mercado italiano, fez um espantoso sucesso (ganhando disco de ouro). Só então foi lançada no Brasil, onde o sucesso foi ainda maior, tornando-se um dos mais famosos temas infantis. Faz parte do álbum homônimo de Toquinho (1983).  

 

63) CHICO SCIENCE & NAÇÃO ZUMBI – A CIDADE

Quando lançaram o álbum DA LAMA AO CAOS em 1994, Chico Science e o grupo Nação Zumbi não avaliaram a dimensão da revolução estética e cultural que estavam desencadeando.  O disco tido como primeira manifestação do movimento “manguebeat” influenciou toda uma geração de artistas sobretudo do Nordeste e se firmou como uma das mais importantes obras das últimas décadas.  Science sacudiu o panorama musical com sua fusão de ritmos regionais como o maracatu e o frevo com sons universais como o rock hardcore e o hip hop, privilegiando percussão e batidas. Nesse sentido, a proposta foi mais radical que no álbum seguinte, AFROCIBERDELIA (mais pop e que contém MARACATU ATÔMICO de Jorge Mautner). A faixa A CIDADE se sobressaiu, contextualizando a metrópole como palco para os embates e disputa pelo poder às custas de degradação e do caos urbano: “a cidade não para, a cidade só cresce, o de cima sobe e o de baixo desce”. O modelo de dinâmica degenerativa foi Recife, onde o artista nasceu e cresceu: “num dia de sol Recife acordou com a mesma fedentina do dia anterior”. A canção foi regravada por Marina Lima, Rebeca Matta e Mundo Livre S.A.

 

64) NANA CAYMMI – RESPOSTA AO TEMPO

Nana Caymmi sempre foi uma cantora respeitável, com um repertório distinto e uma interpretação sóbria, sem concessões. RESPOSTA AO TEMPO, sem abrir mão de seu seleto padrão, alcançou um resultado excepcional, o maior sucesso da cantora carioca, assim como o álbum que a contém (1998). É verdade que seu desempenho foi turbinado ao servir de tema de abertura para a minissérie Hilda Furacão, mas isso é insuficiente para explicar o imenso êxito que coroou o talento do maestro e pianista Cristóvão Bastos que já tinha composto uma década antes outra joia, TODO O SENTIMENTO, parceria com Chico Buarque. Agora o parceiro foi outro letrista de mão cheia, Aldir Blanc que confirmou seu dom especial para boleros (assim como DOIS PRA LÁ DOIS PRA CÁ). RESPOSTA AO TEMPO é construída como um diálogo com o tempo que transcorre implacavelmente, um tema (com perdão do trocadilho) atemporal.  O próprio Aldir registrou a canção em seu único álbum como intérprete, VIDA NOTURNA (2005). A canção foi também regravada por Milton Nascimento, Simone, Miúcha e Claudette Soares.

 

65) JARDS MACALÉ – MOVIMENTO DOS BARCOS

Composição de dois músicos ligados à primeira fase do tropicalismo, Jards Macalé e Capinan. Consta do primeiro disco de Macalé de 1972 conhecido pela faixa de abertura, FARINHA DO DESPREZO (outra parceria com Capinan), com participação dos cultuados Lanny Gordin na guitarra e Tutty Moreno na batera (esposo da cantora Joyce). A melodia melancólica (sentimento que prevalece ao longo do álbum), foi composta por Macalé após se afastar do movimento tropicalista. A bela letra de Capinan (conhecido do grande público pelas parcerias com Edu Lobo em PONTEIO e com Gil em SOY LOCO POR TI AMERICA) ressalta que “é impossível levar um barco sem temporais”. A mesma dupla iria compor a impactante GOTHAM CITY, apresentada por Macalé no FIC de 1968 da Globo. MOVIMENTO DOS BARCOS, apresentada também por Macalé no show Phono  73, foi mal recebida pela plateia que não se sensibilizou ante as sutilezas tecidas pelo violão do músico carioca. Mas foi reabilitada na voz de Bethânia que a gravou em três álbuns: ROSA DOS VENTOS (1971), DRAMA 3º ATO (1973) e DENTRO DO MAR TEM RIO (2007), sempre ao vivo. Foi regravada também por Toni Platão, Maria da Paz e grupo Ava.

 

66) CAZUZA – CODINOME BEIJA-FLOR

Líder do consagrado Barão Vermelho, banda de ponta do chamado BRock (rock dos anos 80), Cazuza ambicionava novos caminhos, tendo se aventurado com o álbum EXAGERADO (1985) em uma incerta carreira solo. Já de cara, rompeu paradigmas com essa reflexiva canção romântica que viria a se tornar um de seus maiores hits, onde, ao invés da guitarra, sobressaem-se os teclados conduzidos por Nico Rezende. Escrita no quarto de um hospital, de onde avistava um renitente beija-flor à janela que diariamente o visitava, recebeu um arranjo intimista proposto pelo crítico Ezequiel Neves (coautor ao lado de Reinaldo Arias e do próprio Cazuza). A singela letra provocou discussões por incluir uma indecifrável (mas instigante) expressão “só eu que podia, dentro de sua orelha fria, dizer segredos de liquidificador” (?). A canção passou dois anos figurando entre as mais executadas no rádio e recebeu mais de 70 regravações das quais se destacam a de Luiz Melodia, Barão Vermelho, Fábio Jr, Wando, Ângela & Cauby, Emílio Santiago, Simone, Joanna, Leila Pinheiro, Ana Cañas, Diogo Nogueira, Pedro Mariano, Gian & Giovani, Simony e Richard Clayderman.

 

67) IVAN LINS – ABRE ALAS

Essa canção inaugura uma longa coleção de parcerias entre Ivan e Vítor Martins que inclui: BANDEIRA DO DIVINO, DINORAH DINORAH, CARTOMANTE, DESESPERAR JAMAIS, SOMOS TODOS IGUAIS NESTA NOITE, COMEÇAR DE NOVO, VITORIOSA, ITUVERAVA etc. Foi também a primeira de uma série de canções contestatórias de Ivan, ressaltando a falta de liberdade (“encoste essa porta que a nossa conversa não pode vazar; a vida não era assim, não era assim”) e a esperança por melhores tempos (“abre alas pra minha folia, já está chegando a hora”). Rompe assim a falsa imagem de ufanismo criada com O AMOR É O MEU PAÍS, 2º lugar no FIC de 1970, em plena vigência do regime militar. Nesse mesmo ano, Elis gravaria MADALENA, uma de suas mais famosas composições, abrindo espaço para a exitosa carreira do artista carioca. ABRE ALAS, com uma abertura de piano que remete aos clássicos do Clube da Esquina, integra o álbum MODO LIVRE (1974). Regravada por Quarteto em Cy, Pery Ribeiro, Tânia Maria, Carol Saboya, MPB-4, Claudette Soares, Leny Andrade, Lani Hall e Sarah Vaughn.

 


68) ELOMAR – O VIOLEIRO

Ainda que Elomar seja um dos maiores artistas da nossa música, o valor da obra do cantador é por poucos reconhecido, devido a suas características pouco convencionais. Integrando o erudito com o regional, utiliza-se de uma linguagem dialetal com termos herdados da tradição árabe e ibérica incorporados à cultura nordestina pela colonização portuguesa (“cantadô di trovas i martelo di gabinete, lijêra i moirão”). Como resultado de sua vivência no sertão baiano, afastado da civilização, aborda tópicos como a religiosidade, o folclore, a natureza, a problemática social e temas universais como o amor. A maneira singular como dedilha o violão subverte os padrões a que nossos ouvidos estão acostumados, embora uma única audição baste para cativar o ouvinte pela sua beleza e originalidade. Seu primeiro álbum, ...DAS BARRANCAS DO RIO GAVIÃO (1972) o único lançado por uma grande gravadora, a Polygram reúne 12 composições próprias tendo merecido na contracapa uma especial apresentação de um ilustre fã: Vinícius de Moraes. O VIOLEIRO, faixa que abre o disco tem versos que traduzem a sina do trovador: “apois pro cantador e o violeiro só hai três coisa nesse mundo vão: amor, forria, viola, nunca dinheiro; viola, forria, amor, dinheiro não.” A música foi também gravada por Fagner, Elba, Raices de America, Tiago Pinheiro (com Marlui Miranda), Titane e Xangai.

 

69) SIDNEY MILLER – POIS É PRA QUÊ?

Ele costuma ser comparado a Chico Buarque de quem foi contemporâneo. Exagero? Nara Leão (que tinha o dom de revelar novos talentos) em seu álbum de 1967, VENTO DE MAIO gravou quatro faixas do jovem Chico e cinco do jovem Sidney, incluindo O CIRCO, a de maior sucesso. Destacava-se sobretudo (coisa rara) como letrista. No mais concorrido de todos os festivais, o de 1967 da Record, sua composição A ESTRADA E O VIOLEIRO faturou o prêmio de melhor letra, derrotando nesse quesito Chico, Vinícius, Caetano, Gil, Edu Lobo, Vandré, Vítor Martins, Renato Teixeira, Tom Zé e outros figurões da MPB. Sua promissora carreira terminou prematuramente com sua morte por infarto aos 35 anos e apenas 3 álbuns gravados. O segundo, DO GUARANI AO GUARANÁ (1968), teve participações ilustres (Nara, Paulinho da Viola, Gal, MPB-4, Macalé) mas a faixa que se sobressaiu foi por ele mesmo interpretada: a toada POIS É PRA QUÊ? A música que denota o desalento ante a situação política no país tornou-se conhecida na voz do MPB-4 (álbum DE PALAVRA EM PALAVRA de 1971).

 

70) MAYSA – BARQUINHO

Essa canção de Roberto Menescal e Ronaldo Bôscoli marca uma mudança de temática da bossa nova antes focada em dramas românticos, herança dos boleros e sambas-canção, passando a relevar aspectos despojados da paisagem costeira de cidades como a do Rio de Janeiro com seu mar e suas belezas naturais. Segundo consta, BARQUINHO foi inspirada num episódio em que os autores ficaram à deriva em alto mar, sendo resgatados de volta ao cais. A música de 1961 era para ser interpretada por Nara Leão, então com 19 anos, namorada de Bôscoli. Todavia Maysa antecipou-se e roubou-lhe a música e o namorado. Registrou-a no álbum homônimo (1961). A canção foi regravada por João Gilberto, Pery Ribeiro, Paulinho Nogueira, Elis, Baden, Altamiro Carrilho, Jair Rodrigues, Fernanda Takai, Rosana e Sandy. No exterior, por Andy Summers (com Roberto Menescal), Peggy Lee, Kerry Allyson, Stacey Kent etc.  E até pela indulgente Nara em 1986.

 

71) RUY MAURITY TRIO – SERAFIM E SEUS FILHOS

Irmão do pianista Antonio Adolfo, Ruy Maurity seguiu caminho bem diverso, dedicando-se à música regional. Há quem diga que foi um dos precursores do chamado rock rural. Com DIA 5 venceu o Festival Universitário de 1970 derrotando nomes como Ivan Lins, Gonzaguinha e Aldir Blanc. Teve diversas canções escaladas para novelas da Globo  (especialmente Fogo Sobre Terra). Mas ficou conhecido mesmo pela belíssima SERAFIM E SEUS FILHOS de sua autoria (parceria com José Jorge) do álbum EM BUSCA DO OURO (1972).  Em 1976, Ruy registrou-a com novo arranjo no álbum NEM OURO NEM PRATA e em 1980 criou uma continuação, ARTIMANHAS DE LOURENÇO FILHO DE SERAFIM, mantendo a mesma melodia com nova letra. Mas a gravação original é a que se eternizou. A música explora o mundo mágico e as lendas reprodutoras do imaginário do homem do interior. Com base no folclore, narra a saga de Serafim e seus 4 filhos bandoleiros, o menor dos quais afastou-se do grupo e foi por isso assassinado pelo pai, voltando sob a forma de lobisomem para aterrorizar a família. Essa canção tornou-se um clássico no gênero sendo encampada por várias versões incluindo sertanejos: Eduardo Costa, Zezé di Camargo & Luciano, Sérgio Reis, Amado Batista, Trio Esperança e Grupo Tarancón.

 

72) RITA LEE –DOCE VAMPIRO

Rita Lee reinou como rainha do rock desde que se separou d’Os Mutantes. Com o álbum lançado em 1979, identificado pela primeira faixa MANIA DE VOCÊ, entra numa nova frase (embora o rock ainda se faça presente como em PAPAI ME EMPRESTA O CARRO), explorando novos ritmos e criando temas com intensidade romântica e sensual, efeito de sua fervorosa relação amorosa com seu marido e colaborador, o guitarrista Roberto de Carvalho. Mas a veia transgressora, desbocada e criativa da ‘ovelha negra’ permanece lá. Isso transparece em CHEGA MAIS, MANIA DE VOCÊ e DOCE VAMPIRO. As três tornaram-se megahits, mas DOCE VAMPIRO foi a que melhor se preservou dos efeitos do tempo, fazendo jus à ideia de que o maléfico ser não envelhece, ou mais provavelmente por tratar da imemorial associação entre vampirismo e erotismo (“brindando a morte e fazendo amor”). Rita compôs essa canção (a única do álbum de sua exclusiva autoria), segundo consta, quando solitária no quarto em sua casa em SP imaginou a chegada de Roberto que vivia no RJ, entrando pela janela como se fosse um vampiro. Foi regravada por Ney Matogrosso e Ná Ozzetti.

 

73) MPB-4 –AMIGO É PRA ESSAS COISAS

Canção que marcou para sempre a genialidade do então novato Aldir Blanc (em parceria com Sílvio da Silva Jr) com uma irrepreensível interpretação do MPB-4 que narra um diálogo entre dois amigos na mesa de bar em que um deles confidencia suas desventuras e desesperança enquanto o outro procura animá-lo. A canção ficou em 2º lugar no Festival Universitário da TV Tupi de 1970 e saiu no álbum DEIXA ESTAR (mesmo ano) do conjunto carioca. Foi também registrada pelas duplas Ruy Faria (ex-MPB-4)/Chico Buarque,  Ruy Faria/Carlinhos Vergueiro e Emílio Santiago/João Nogueira. A mesma dupla de compositores criou uma continuação bem humorada também interpretada pelo MPB-4, onde os mesmos amigos voltam a se encontrar em novas circunstâncias já num clima descontraído de abertura política: AMIGO DA ONÇA no álbum BONS TEMPOS HEIN?! (1979).

 

74) PENA BRANCA E XAVANTINHO – O CIO DA TERRA

A dupla Chico/Milton que em 1976 já produzira O QUE SERÁ?, foi responsável por outra deslumbrante canção, O CIO DA TERRA. A melodia de Milton inspirou-se em grupos folclóricos chilenos e no canto das camponesas envolvidas na colheita do algodão no Vale do Rio Doce , à que Chico apôs uma letra para comemorar o movimento sindical que se organizava no país com a abertura política no ano de 1977. A música foi lançada originalmente como lado B de um compacto, onde o lado A continha PRIMEIRO DE MAIO, outra composição da dupla, menos conhecida. Ambas são interpretadas em dueto pelos autores. O CIO DA TERRA, em poucos versos, sublinha a sagrada relação entre o agricultor e a terra a qual retribui com provimentos o labor nela despendido pelo trabalhador rural, respeitando seus ciclos: “afagar a terra, conhecer os desejos da terra, cio da terra, a propícia estação e fecundar o chão”. A canção ganhou ainda mais autenticidade ao ser interpretada pela dupla Pena Branca e Xavantinho, especializada em divulgar a genuína música sertaneja. Ingressou em seu álbum CIO DA TERRA produzido por Tavinho Moura com participação de Milton e Marcus Viana. A canção foi também gravada por Bethânia com Omara Portuondo, Mercedes Sosa, Raices de America, Uakti, MPB-4, Quarteto em Cy, Banda de Pau e Corda, Tetê Espíndola, Sérgio Reis, Christian & Ralf e Chico Rey & Paraná. 

 

75) ROUPA NOVA – SAPATO VELHO

Quem avalia a carreira do Roupa Nova por suas canções românticas de apelo popular, talvez não imagine que o grupo também se sobressai no quesito qualidade (com músicos habilidosos e um competente trabalho vocal). E tem pedigree: nasceu apadrinhado por ninguém menos do que Milton Nascimento, admirador de primeira hora, que aliás ajudou a batizar o grupo com o título de uma de suas canções. Seu primeiro álbum de 1981 permanece como a mais honesta referência do grupo. O disco traz os dois primeiros hits: CANÇÃO DE VERÃO (Luiz Guedes e Thomas Roth) e SAPATO VELHO (Mú, Paulinho Tapajós e Claudio Nucci), certamente um dos mais belos exemplares da MPB. Frente aos mirabolantes números que o grupo ostenta em seu currículo, o humilde álbum de 1981 com suas modestas vendas de 15 mil cópias traduz com perfeição o que dizem as palavras de SAPATO VELHO: “Você lembra, lembra daquele tempo, eu tinha estrelas nos olhos, um jeito de herói, era mais forte e veloz que qualquer mocinho de cowboy (...) Talvez eu seja simplesmente como um sapato velho mas ainda sirvo se você quiser, basta você me calçar que eu aqueço o frio dos seus pés”. Foi também gravada por Cláudio Nucci, Paulinho Tapajós, A Cor do Som, Markinhos Moura e Quarteto em Cy.

 

76) WANDO – FOGO E PAIXÃO

Nesses tempos de demolição de dogmas, o que há pouco era tido como cafona, vem sendo ressignificado pelos novos padrões de aceitação. Com a eclosão de músicas de baixíssimo padrão, chegou-se à conclusão que o antigo brega afinal de contas não era assim tão ruim. Wando, representante máximo dessa vertente, por exemplo, sempre foi marginalizado pela MPB devido a seus temas românticos de apelo popular que mais tarde passaram a resvalar para o erotismo e a obscenidade com a distribuição de calcinhas em seus shows. FOGO E PAIXÃO, com seus grudentos (e geniais) versos de abertura: “você é luz, é raio, estrela e luar, manhã de sol, meu iaiá, meu ioiô”, sua música mais adorada, foi lançada no álbum VULGAR E COMUM É NÃO MORRER DE AMOR (título que denota uma resposta a seus críticos) de 1985. A música foi de sua autoria juntamente com sua mulher Rose, mas o cantor cavalheirescamente quis destinar os créditos apenas a ela. Foi regravada pelos Demônios da Garoa, Originais do Samba, Raça Negra, Edith Veiga, Reginaldo Rossi, Fábio Jr, Zeca Baleiro e Nando Reis.

 

77) GONZAGUINHA – O QUE É O QUE É

Uma ode à esperança e à alegria. Essa canção, presente no álbum CAMINHOS DO CORAÇÃO (1982) marca uma mudança radical de postura de Gonzaguinha: “É a vida e é bonita, é bonita (...) viver e não ter a vergonha de ser feliz” diz o refrão. Nem parece o mesmo compositor que nove anos antes proferia com rancor: “tudo vai bem, tudo legal, cerveja, samba e amanhã seu Zé se acabarem com seu Carnaval?” em COMPORTAMENTO GERAL, canção que o deixou visado pelo DOPS, órgão de repressão aos opositores do governo militar, mas também moldou ao jovem filho de Luiz Gonzaga (reconhecido como Luiz Gonzaga Jr) a imagem de um sujeito amargo e pessimista. Com a abertura política, já reconhecido como “Gonzaguinha”, o artista carioca passou a focar mais temas românticos, gravados por cantoras como Bethânia, Elis, Gal, Simone e Joanna. Ficou de bem com a vida, a mesma que lhe foi trágica e ironicamente tirada num acidente automobilístico aos 45 anos. O QUE É... foi gravada por seu filho Daniel Gonzaga e também por Zizi Possi, Beth Carvalho, Bethânia, Diogo Nogueira, Emílio Santiago, MPB-4, Margareth Menezes, Zé Ramalho, e Padre Fábio Mello.

 

78) LENO & LÍLIAN – EU NÃO SABIA QUE VOCÊ EXISTIA

Adriana Calcanhotto foi responsável por resgatar um dos maiores êxitos da Jovem Guarda, DEVOLVA-ME. O compacto com a canção interpretada por Leno & Lílian que tinha do outro lado, POBRE MENINA, outro grande sucesso, manteve-se por semanas no pico das paradas de sucesso. DEVOLVA-ME é da autoria de Lílian (Knapp) com Renato Barros, líder do grupo Renato & Seus Blue Caps. O músico e compositor que, aliás, era namorado da cantora, foi autor de outro inesquecível sucesso da dupla lançado em seguida,  EU NÃO SABIA QUE VOCÊ EXISTIA, com Pedrinho da Luz dos Fevers arrepiando na guitarra. As três canções entraram no primeiro álbum de L&L de 1966.  No ano seguinte, antes do lançamento do 2º LP, a dupla se desfez. Mais tarde, sob o comando de Raul Seixas (na época, Raulzito), voltaram a se reunir mas sem o mesmo brilho. Seguindo carreira solo, Lilian Knapp teve dois discos de sucesso enquanto Leno passou a ser Gileno buscou novos rumos musicais. EU NÃO SABIA... foi regravada por Renato & seus Blue Caps, Os Vips, The Fevers, Jane & Herondy, José Augusto, Angélica, Zé Renato e Arrigo Barnabé.

  

79) MILTON BANANA TRIO – CIDADE VAZIA

O baterista Milton Banana marcou presença em momentos chave da história bossa nova como a gravação original de CHEGA DE SAUDADE com João Gilberto (1959), no show BOSSA NOVA AT CARNEGIE HALL (1962) e no álbum GETZ/GILBERTO, o disco que expandiu o ritmo para o mundo (1964). Comandou uma banda, algo insólito para um baterista, o Milton Banana Trio. Entre os mais de 20 álbuns gravados pelo grupo, destaca-se BALANÇANDO COM MILTON BANANA TRIO (1966), conjunto composto à época por Cido Bianchi ao piano e Mário Augusto no contrabaixo (formação que depois se alteraria), que traz essa pérola do samba-jazz, CIDADE VAZIA, composição de Baden Powell com letra de Lula (Luís Fernando) Freire. A música foi gravada inicialmente por Elizeth Cardoso no álbum MUITO ELIZETH (1966), porém foi a eletrizante versão instrumental de Milton Banana que a consagrou. Foi também registrada pelo próprio Baden no álbum BADEN POWELL QUARTET VOL. 2 (1970), pelo Zimbo Trio, pelo SOM 3 de César Camargo Mariano, por Amilton Godoy e Leo Gandelman. Djalma Dias com Sambossa 5 e Marianna Leporace fizeram a versão cantada.

 

80) CAPITAL INICIAL – PRIMEIROS ERROS

Kiko Zambianchi ficou surpreso quando foi convidado para participar de um álbum ao vivo do grupo Capital Inicial patrocinado pela MTV com seu maior sucesso, PRIMEIROS ERROS, também conhecida como CHOVE. Faz aí uma analogia entre erros que cometemos e a ausência de sol, mas a mudança é difícil pois “só chove, chove, chove, chove”. A música fora gravada com sucesso pelo autor no seu álbum de estreia, CHOQUE (1985), e a cantora Simony acabara de lançar um cover. CHOVE Parecia já ter rendido o que podia. O Capital também não estava nos melhores tempos. Vinha em trajetória descendente e o vocalista Dinho Ouro Preto que abandonara o grupo para tentar carreira solo, retornara para participar do referido álbum e reerguer o grupo. Contrariando todas as expectativas, o ACÚSTICO do Capital foi um arraso, um dos mais bem sucedidos do projeto MTV. E PRIMEIROS ERROS acabou se tornando surpreendentemente o grande sucesso do álbum a ponto de muitos julgarem tratar-se de uma composição do grupo brasiliense. Lobão regravou-a em 2018 em seu álbum ANTOLOGIA POLITICAMENTE INCORRETA...

 




 

 

Confira a 1ª parte:

https://oquedemimsoueu.blogspot.com/2022/03/as-100-maiores-musicas-brasileiras-do.html

 

Confira a 2ª parte:

https://oquedemimsoueu.blogspot.com/2022/03/as-100-maiores-musicas-brasileiras-do_27.html

  

Confira a 3ª parte:

https://oquedemimsoueu.blogspot.com/2022/04/as-100-maiores-musicas-brasileiras-do.html

 

Confira a 5ª parte:

https://oquedemimsoueu.blogspot.com/2022/04/as-100-maiores-musicas-brasileiras-do_25.html

 

 


 

 

 

 

 









Nenhum comentário: