O presente trabalho é resultado de exaustivo levantamento com objetivo foi selecionar as canções que se tornaram os símbolos do gênero musical que dominou o século XX e fizeram a cabeça de gerações de roqueiros.
Não se trata de “mais uma” lista de melhores como as centenas encontradas na internet.
A finalidade aqui foi fazer uma compilação das músicas que tiveram maior importância dentro do rock, segundo dois aspectos: 1) receptividade do público traduzida por vendas e execução nas rádios; 2) relevância dentro do cenário musical.
Diferentemente de relações de sites e revistas especializados, elaboradas por críticos musicais, a presente lista priorizou a opinião do público roqueiro, deixando de lado preferências pessoais.
Dois critérios foram estabelecidos:
1) Apenas canções do período de 1963 (lançamento do primeiro álbum dos Beatles) a 2000. Com isso, ficam sacrificadas canções recentes e mais antigas (Elvis, Chuck Berry etc.) que mereceriam um tópico sobre a raiz do rock’n’roll.
2) Cada intérprete terá direito a apenas uma canção.
1. LED ZEPPELIN –
STAIRWAY TO HEAVEN
O Dire Straits surgiu no final dos anos 70, por um lado para resgatar o espírito primitivo do rock (excessivamente glamourizado com obras super-produzidas) e por outro para se contrapor ao radicalismo do punk rock. Já no disco de estreia (1978) vieram com essa joia ironizando uma banda sofrível de jazz que se autointitulava “sultões do swing”. Sete anos após, o grupo inglês viria a lançar seu álbum mais ilustre, recheado de hits, BROTHERS IN ARMS que estourou no mundo todo, tornando-se o mais vendido da história no Reino Unido. Porém a magia de SULTANS OF SWING jamais foi superada. O álbum duplo ao vivo ALCHEMY (1984) traz uma versão estendida de quase 11 minutos (o dobro do tempo da original). Fique com a versão ao vivo em que a guitarra de Mark Knopfler estraçalha.
Confira a 4ª parte:
http://oquedemimsoueu.blogspot.com/2020/07/os-100-maiores-rocks-do-seculo-xx-4a.html
Confira a 5ª parte:
http://oquedemimsoueu.blogspot.com/2020/08/os-100-maiores-rocks-do-seculo-xx-5.html