segunda-feira, 20 de dezembro de 2021

IPHANG

 

- Alô! Presidente? Como vai essa força? Muito ocupado?

- Tudo bem, Hang? Na correria. Não tenho horário nem para agendar a nova motociata e outro passeio de jet ski. O pessoal acha que ser presidente é moleza.

- Muitos problemas pra 2022?

- Nem me fale. Além do presidiário barbudo que comprou o STF, agora tenho que me preocupar com o bosta do Moro. Mas o gabinete do Carluxo já tá preparando chumbo grosso contra essa corja. Mas diga lá.

- É coisa pequena, presidente, não quero tomar seu tempo...

- Você manda. Afinal se não for pra servir meus filhos e meus amigos de que serve a presidência?

- É uma obrinha no Rio Grande do Sul, uma nova lojinha.

- Opa, vai ter a estátua americana na entrada pra gente bater continência?

- Claro, como sempre. O problema é que vieram uns sujeitinhos e mandaram paralisar a obra.

- Uai, por quê?

- É que acharam nas escavações umas cerâmicas. Os caras disseram que têm valor histórico.

- Valor histórico? Como assim? É armamento da Gloriosa de 64 que o pessoal do PT mandou enterrar?

- Não, é coisa do século XIX, fabricadas pelos índios.

- E daí, que importância tem essa porra?

- É que o IPHAN que cuida desses trens, embargou a obra.

- IPHAN? É com PH mesmo? Que merda é essa? Eu não sou inteligente que nem meus ministros. Me explica.

- É o órgão federal que cuida do patrimônio cultural, artístico e histórico, um troço assim. Só sei que disseram que não podemos construir em cima do sítio arqueológico.

- Sítio? Que bichos criam lá? Quem é que cuida desse tal de IPHAN?

- Sei lá!

- Pera aí. Aguarda na linha que eu já resolvo isso pra você.

(pausa)

- Tá na linha, ainda, Hang?

- Sim.

- Resolvido. Já fiz umas ligações, pedi para riparem todos esses caras do IPHAN. Vão todos pro olho da rua. O IPHAN não vai mais dar dor de cabeça pra ninguém. Coloquei para chefiar o IPHAN uma moça da nossa turma, a Larissa.

- Larissa? Ela é terrivelmente evangélica, presidente?  Gabaritada?

- Claro que é. Total confiança. Ela é casada com meu segurança particular. Se resolver sair da linha, ele enquadra ela.  É formada em hotelaria. Parece que trabalhou numa pousada de faxineira. Perfeita pra fazer uma faxina no órgão. Vai colocar gente nossa lá. Ninguém dessa turma de história, arqueologia, cultura, essas porras.

- Não pode complicar presidente?

- Tranquilo, já fizemos isso na Polícia Federal, tá tudo dominado.

- Beleza. Não vou esquecer o favorzinho, amigo.

- Depois você manda uns trocos pra ajudar na campanha e tá tudo ok. Não vamos perder a eleição para gente sem caráter.

- Pois é, li que o Lula tá na frente...

- Depois de todas as mutretas que ele fez... Parece que esse pessoal não conhece história.

 


Um comentário:

Mônica Silveira disse...

Genial esse diálogo irônico. Traduz muito bem o absurdo que vivemos governados com total incompetência e descaramento. Com humor e inteligência, o autor consegue mostrar a realidade do país, pessimamente governado.